O refluxo é algo que ocorre com muita frequência em bebês, neste post você irá entender porque isso ocorre
Imagina que ao comer a sua comida vá sendo direcionada através de uma mangueira. Esta mangueira é chamada de Esôfago.
Ao terminar de percorrer este caminho através desta mangueira o alimento precisa ser digerido de uma forma mais eficaz, ou seja, precisa ir para uma bolsa com um líquido que é capaz de ‘derreter’ essa comida para ser absorvida. Esta bolsa chamamos de estômago e esse líquido suco gástrico.
Contudo essa passagem oferece uma porta entre elas, ou seja, entre o esôfago e o estômago existe uma válvula que controla a entrada dos alimentos e evita que uma vez dentro do estômago saiam de volta para o esôfago, ou seja, que vá de volta à caminho da boca.
o Refluxo é quando não se tem um funcionamento adequado desta porta ou válvula o qual chamamos de esfíncter esofágico Inferior.
O não funcionamento adequado faz voltar esse conteúdo de suco gástrico que tem uma acidez importante o qual nosso esôfago não é preparado para suportar como é no caso do estômago que possui uma proteção para isso.
Quando isso acontece temos a sensação de dor e queimação da barriga em direção à garganta.
O bebê pode não possuir um esfíncter tão eficiente e uma musculatura do diafragma (musculo acima do estômago) também que nao estejam tão maduras e fortes para controlar esse processo.
O tratamento médico pode envolver medicamentos e alterações na dieta na maioria das vezes.
A Osteopatia em bebês pode ser uma grande aliada nesse processo de tratamento.
Com manipulações de forma suave é possível estimular os centros de estímulo da digestão e também os músculos e esfíncteres responsáveis por uma boa digestão. Muito interessante, não é?
bom eu vou ficando por aqui, se precisar de ajuda já saber que é só chamar e falar direto comigo:
11 950 733 921
Fernando Carvalho
Fisioterapeuta Osteopata
139880F